quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Antigo Hotel Globo



Inicialmente chamado de Hotel Central, durante os anos de 1909, mudou-se em 1920 para a atual instalação no quadrilátero do largo da Igreja São Frei Pero Gonçalves, no Varadouro - João Pessoa/PB. 
Construção de ordem do então hoteleiro Henrique Siqueira, comumente conhecido por Seu Marinheiro, era o local para as reuniões de “pompa” da alta sociedade da época, vindo a ser o palco de reuniões e encontros sociais e de pessoas ilustres.


Com a localização privilegiada a um belíssimo  pôr-do-sol e de frente para a beleza natural do Rio Sanhauá e do porto do Capim, o Hotel Globo por mito tempo foi um lugar muito importante na sociedade Paraibana.

Fotografia do prédio em sua origem.  Foto tirada a partir de um banner em exposição no local.
Sua construção e formação arquitetônica norteiam ao ecletismo (estilo artístico e arquitetônico que aceita misturar numa única construção vários estilos artísticos europeus). Além deste podemos citar a da presença da Arte Nouveau, que como o próprio nome propõe (arte Nova).
Foi essa arte nova o estilo vigente no final do século passado na Europa e que veio para sobrepujar/ ultrapassar o ecletismo, valorizando a decoração interna e externa com construções e objetos com desenhos inspirados em flores e folhas, além da então Arte Décor, demonstrando assim os traços que retratam a ativa transferência urbana do início do século XX em João Pessoa.
Esse estilo refinado tornou-se o espelho da própria sociedade que desejava libertar-se dos hábitos rurais e medianeiros para tornar-se próspera e promissora como assim se tornou e hoje se mostra sólida e com requinte próprio, típico do povo paraibano.


As mobílias também seguiam essas tendências artísticas do Neoclássico ao Décor, assim como a decoração do gradeado do Jardim do Hotel, com motivos florais em ferro, como propõe o estilo.
Já o belo jardim circulado por grades em ferro no mais legítimo estilo eclético, abraça um belo conjunto natural de plantas, como um cenário bucólico e abrilhantado com as nuances serenas do Sanhauá ao fundo e o por do sol digno dos deuses brindando o fim do dia.
Porém tanto glamour e imponência não foram o bastante para que o Hotel Globo se mantivesse na ativa. Após a transferência do porto do Varadouro para Cabedelo em meados de 1935 e da Construção do Paraíba Palace Hotel, na atual Praça Vidal de Negreiros (Ponto de Cem Réis), o Hotel Globo viu-se em decadência com a falta de hospedes até vir à falência total e o fechamento de suas portas.

Logo, local viveu seus anos de auge entre 1929 e 1935. Durante as décadas de 1940 e 1950, o local serviu como ponto de encontro para boêmios em busca de bebida e boa vida, seguindo assim lentamente para o esquecimento e falência total.
O prédio por sua vez, após o seu reconhecimento como um local de importância na história do desenvolvimento da capital, está no livro do tombo do IPHAEP (Instituto do Patrimônio Artístico do Estado da Paraíba), quando foi tombado no ano de 1978, mediante o Decreto Estadual de N.º 8639 de 26 de Agosto de 1980. O prédio abriga a exposição permanente de parte do mobiliário do Hotel, além da um acervo de arte popular.


Apesar de ser um exemplar de um passado um pouco distante de nossa realidade o Antigo Hotel Globo esconde em suas paredes e peças de seu acervo muitas histórias engraçadas, interessante e provavelmente emocionantes que em partes não morrem com o fim do prédio e sim ficam para a posteridade. 
No primeiro andar do prédio localiza-se atualmente o Consulado Espanhol na Paraíba.
É importante salientar que toda área do Antigo Hotel encontra-se atualmente interditada por medida de segurança, devido ao deslisamento do muro de contenção da barreira onde o mesmo está instalado, vindo a por em risco turistas e principalmente moradores das regiões próximas. Sem contar que trata-se de um prédio de grande valor artístico e histórico que precisa ser zelado com o máximo de urgência. 

Isso porque a sua localização se dá numa encosta e provavelmente pela ação do tempo, erosão do terreno e a proximidade com a linha férrea e a trepidação do espaço com a passagem do trem podem estar afetando consideravelmente a estrutura externa do prédio e sendo agravado com as chuvas do ano de setembro de 2013.
Fotografia tirada antes do desmoronamento de parte do pátio. Apesar de belo o luar já mostrava sinais de risco. 
No ultimo dia 20/01/2014 o IAB-PB - Instituto de Arquitetos do Brasil/ Departamento Paraíba - fez uma publicação de uma carta aberta cobrando medidas emergenciais de recuperação ao prédio que é tombado pelo IPHAEP - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba. O alerta do IAB refere-se ao fato de que o desmoronamento ameaça não apenas a parte externa do local, mas todo o prédio pode vir a ruir, o que será uma perda irremediável ao patrimônio estadual como um todo, visto que o lugar recebe a visitação de turistas de outros estados e até de outros países, gerando renda e investimentos. 
Não seria a primeira vez que o local estaria entregue ao abandono. Um lindo lugar cheio de história e arte, fadado ao esquecimento de órgãos públicos  descompromissados com a preservação da memória local.
Crédito de fotografias: Lais Lima Sobreira/ Acervo pessoal.


Saiba mais:
http://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2014/01/iab-pb-cobra-obras-emergenciais-no-hotel-globo-em-joao-pessoa.html

http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20140121104050&cat=paraiba&keys=iabpb-cobra-obras-hotel-globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário