segunda-feira, 29 de julho de 2013

Igreja de São Frei Pedro Gonçalves





Situada no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, próximo à Praça Antenor Navarro no bairro do Varadouro em joão Pessoa/ PB, foi iniciada em 5 de junho de 1843, tendo essa data como a data de sua pedra fundamental.  O templo chegou ainda a ser cedido a Ordem Franciscana que aqui estava no Estado da Paraíba.


A mesma, composta por altas paredes só foi erguida graças às contribuições de comerciantes e pescadores que faziam paradas nas encostas do Antigo Porto do Capim, ali mesmo no Varadouro. Por esse motivo, o templo ganhou inicialmente o nome de Igreja dos Navegantes.



Nas paredes e em especial na porta central de entrada é possível identificar vestígios de grafismos que datam desde os primórdios de sua construção. No ano de 1919 recebeu a benção completa. 

Apesar de ter sua atual edificação datada de 1843 a igreja já havia sido citada em documentos beneditinos datados de 1692, atribuídos ao Capitão piloto Manoel Francisco Granjeiro. Dentro do templo é possível ver o que parece resquícios de sua antiga edificação em pedra calcária e em menor escala, o que leva a crer que o atual templo na verdade foi uma reconstrução do antigo templo que ali havia. Sua revitalização só foi possível graças ao magnífico trabalho da Oficina-Escola de Revitalização de Patrimônio Cultural de João Pessoa (site disponível abaixo), vindo a ser reinaugurada em 2002, após um trabalho de 2 anos. Um templo de rarar beleza, sereno e com uma exuberância dedicada a poucos lugares. Suas paredes altíssimas são um encantamento a parte, compondo um monumento harmônico e devidamente preservado. Atualmente aberto todas as manhãs para visitação de turistas e fiéis de um modo geral e com missas regularmente. 
Vale a pena visitar um lugar tão lindo, incluindo-o em seu roteiro de viagem!

Fique na Paz
E até a próxima!

FOTOS: LAIS LIMA SOBREIRA ®

Links para busca:






Nenhum comentário:

Postar um comentário